Este post é fruto de reflexões das aulas da disciplina Literatura e mercado editorial, oferecida no segundo semestre de 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar
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EXO, 06/09/2017 @ Dream Maker Ent. |
Heterotopia é um tipo de lugar que nos tira da vida comum... então um fanmeeting e um fansign seriam lugares heterotópicos?
Vamos começar pelo começo: o que é uma heterotopia?
“[...] entre todos esses lugares que se distinguem uns dos outros, há os que são absolutamente diferentes: lugares que se opõem a todos os outros, destinados, de certo modo, a apagá-los, neutralizá-los ou purificá-los. São como que contraespaços.” (Foucault, 2013, p. 19-20)
Uma heterotopia é um espaço de suspensão da vida cotidiana, um lugar que existe, mas não existe (como assim? vou explicar), com ritos – práticas – cultivadas na sociedade e entendidas como um momento de suspensão do tempo. Ela consegue sobrepor no mesmo espaço, diversos outros espaços que, sozinhos, são incompatíveis.
Pensando nisso, podemos dizer que os eventos feitos pelas agências de entretenimento para os fãs de seus agenciados, neste caso os fanmeetings e fansigns, são heterotopias. Por quê? Vejamos – para exemplificar, usarei fanmeetings e fansigns do grupo sino-coreano EXO.
Um fanmeeting é, literalmente, um encontro de um grupo de fãs com um idol. Este é um tipo de evento que pode ser pequeno ou ter grandes proporções, a depender da ocasião (podem ser para comemorar o aniversário de algum integrante do grupo, ou o lançamento de um álbum, por exemplo). Geralmente é dividido em partes e o grupo pode fazer performances de músicas especiais, ou de músicas antigas que já não fazem parte dos setlists de seus shows, ou fazer brincadeiras entre os integrantes e responder perguntas dos fãs. São momentos de descontração e maior proximidade (sempre controlada) entre os idols e seu fandom.
Neste vídeo (com legenda em inglês) podemos ver o fanmeet completo (45 minutos) do EXO em 2015 num evento especial do KangShifu Iced Tea, na China. Neste caso, o fanmeet foi mediado pelo apresentador chinês contratado pela empresa de chá e os integrantes do grupo responderam diversas perguntas, participaram de “brincadeiras” usando o chá patrocinador e assistiram e reagiram a um vídeo especial feito com fãs.
Um fansign é um evento onde os ídolos assinam/autografam seus produtos para um grupo de fãs. Na Coreia do Sul, China e Japão, países onde o EXO regularmente participa de fansigns, os fãs só conseguem ir aos eventos se tiverem sorte (e muito dinheiro) – para participar, o fã deve comprar o álbum do grupo em lojas específicas, cada compra gera um número que, se sorteado pela organização do fansign, dará direito à participação (é por isso que sempre encontramos histórias de fã com compras exorbitantes para conseguir ser sorteado). Os avisos sobre fansigns e fanmeetings são feitos dentro da comunidade oficial de fãs do EXO no Lysn (um aplicativo que reúne as comunidades de fãs de todos os grupos gerenciados pela SM Entertainment, a empresa que gerencia o EXO) e possuem regras específicas – em alguns eventos apenas falantes de coreano podem participar (pela empresa não disponibilizar tradutores), por exemplo.
Neste vídeo (sem legenda) temos um trecho do fansign promovido pela loja Sinnara em 2017 para o lançamento do quarto álbum do grupo, The War (더 워). Com o foco nos integrantes (da esquerda para a direita) D.O. (de camiseta preta de manga curta) e Chanyeol (de manga comprida preta) e com algumas aparições de Kai (de camiseta de manga curta vinho), podemos observar brevemente os integrantes assinando os álbuns e interagindo com os fãs presentes.
Bem, depois da breve explicação sobre sua natureza, fica claro que um fanmeeting e um fansing são “recortes singulares do tempo" (Foucault, 2013, p. 25), que têm “um sistema de abertura e de fechamento que os isola em relação ao espaço circundante” (p.26) – esses eventos são fechados ao mundo exterior, onde só os iniciados, neste caso, os participantes do fandom sorteados (por terem comprado n unidades dos álbuns do grupo) podem participar. São eventos não raros, mas sazonais, que ocorrem em épocas específicas – como os aniversários dos integrantes –, mas que também podem não ocorrer por razões quaisquer. Nas suas poucas horas de duração, as fãs esquecem de suas vidas comuns e cotidianas e compartilham com outras fãs, pessoas estranhas, um espaço outro que não compartilhariam se não fosse um fanmeeting/fansing.
Por seu caráter breve, os fanmeetings e fansings são heterotopias crônicas, ligadas ao tempo, não de forma a perseguir a eternidade, mas de ser como uma festa, um evento fugaz. Como pode ser visto no vídeo anterior, as brincadeiras e interações com os idols não fazem parte da vida cotidiana das fãs e, até certa medida, podem ser encarados como vislumbres do comportamento que esses idols têm em seus espaços particulares – mas, se pensarmos que o grupo é um objeto editorial... talvez tenhamos que rever esta afirmação (não me deterei nisto neste momento, mas tentarei voltar ao assunto em breve) – representando assim a união de seus espaços com os das fãs que conseguem garantir seu lugar para participar.
Em tempo:
Com a pandemia, um dos integrantes do EXO, Suho, em razão de seu debut solo, realizou fanmeetings e fansings virtuais – inaugurando assim um novo tipo de eventos dessa categoria. Durante suas promoções de debut, o idol realizou um fanmeeting ao vivo e de graça no canal do grupo no VLive e algumas sessões de fanmeetings sorteados para compradores dos álbuns em lojas específicas (cada sorteado pode conversar com o Suho por cerca de dois minutos em chamada de vídeo e o cantor autografou um álbum a mais para cada participante) e essas práticas foram repetidas nos comebacks de outros integrantes do EXO ao longo deste ano de 2020 – Baekhyun, durante as promoções de Delight, e Sehun e Chanyeol, durante a promoção de 1 Billion Views (primeiro álbum completo da unit EXO-SC). Esse novo formato de fanmeeting nos põe o questionamento: o fanmeeting online é uma heterotopia? Creio que sim. Porque ainda que o idol esteja numa sala no prédio da sua empresa e a fã esteja sentada em seu quarto, nos dois minutos de ligação de vídeo, os dois estão em um outro lugar que não é nem a sala da empresa nem o quarto da fã, vivenciando uma realidade fora do seu cotidiano – a fã não conversa com o idol diariamente e o idol não tem esse contato direto e sem [muitas] interferências com a fã de forma corriqueira.
E isso me leva a pensar no Bubble (o serviço de mensagens pago entre idols e fãs), também, mas deixarei este tópico como uma reticência deste texto.
*Note que aqui, sempre que for falar sobre experiências de fãs, fandom, idols e assuntos relacionados, usarei como ponto de partida conteúdos relacionados ao grupo sino-coreano EXO. Para saber mais sobre o EXO, clique aqui.
Imagens deste texto:
Imagem do topo: EXO, 06/09/2017 – HotTracks + KTown4U mini fanmeeting @ Dream Maker Ent.
Última imagem: EXO, 06/09/2017 – HotTracks + KTown4U mini fanmeeting @ Dream Maker Ent.
Links deste texto:
Foucault – De Outros Espaços
Foucault – O corpo utópico, as heterotopias
Daily EXO (vídeos e imagens)
postado em 11 de setembro de 2020.
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