O EXO-L Researcher nasceu da minha vontade de reunir e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico sobre ou que mencionem o EXO. Eu queria compartilhar com o mundo o que está sendo produzido e publicado sobre o grupo em teses, dissertações, TCCs, monografias, artigos, papers, pôsteres e resumos.
como começar
começar uma pesquisa sempre dá um pouco de ansiedade por termos que decidir o que e como pesquisar, mas não se preocupe, com calma e atenção, tudo dá certo.
o primeiro passo para começar uma pesquisa é definir o que você quer pesquisar.
por exemplo: "quero pesquisar o EXO", mas o que do EXO? a construção de seus MVs? a cenografia de seus vídeos? as letras de suas músicas? suas coreografias? o funcionamento de seu fandom? sua relação com os fãs?
entre decidir o tema da sua pesquisa e a metodologia que irá empregar nela, é importante também conversar com um/a professor/a que tenha interesse no assunto (não necessariamente no EXO, mas na base teórica da sua pesquisa) e que possa ser seu/sua orientador/a
depois de decidir "o que" irá pesquisar, é hora de definir como irá fazer a pesquisa.
quais metodologias você usará para pesquisar seu tema? você fará coleta de dados? se sim, onde? fará um recorte de tempo? fará um recorte de idade? por que? fará uma análise e usará quais conceitos? qual será sua base teórica, os autores e conceitos que te ajudarão a desenvolver a pesquisa?
(é aqui que você vai precisar começar a fazer um levantamento de bibliografia, ou seja, de outras pessoas que já falaram sobre os conceitos que você pretende usar na sua pesquisa)
dicas
estamos aprendendo o tempo todo, mas algumas dicas são sempre mais do que bem-vindas, não é mesmo?
recentemente encontrei uma série de dicas da professora Debora Diniz no YouTube e resolvi linkar aqui alguns dos vídeos para facilitar para você:
o que encontrei até agora
sempre estou procurando artigos e pesquisas e, por enquanto, encontrei alguns materiais interessantes. clique nos links para ler seus resumos. é importante notar que os links da lista redirecionam para as páginas das pesquisas. por não sermos seus autores, não disponibilizo os textos aqui (agradeço a compreensão).
em português
aqui listo as pesquisas que encontrei até agora, se você tiver ou conhecer alguém que tenha uma pesquisa, entre em contato comigo!
Fandoms transculturais: apropriações nas práticas de shipping dos fãs brasileiros de K-POP no Facebook (Adriana Amaral e Larissa Tassinari)
Resumo: No presente artigo observamos um caso peculiar de fandom transcultural: os fãs brasileiros do pop coreano, chamado K-POP. Através da análise das práticas de Shipping (torcidas por casais preferidos dos fãs) de grupos musicais configuradas na observação empírica de quatro casos escolhidos através de fanpages do Facebook, discutimos diferenças e semelhanças nas apropriações culturais de fãs brasileiros em relação aos coreanos a partir de seus comportamentos. Dentre os resultados iniciais, há a constituição de diferentes níveis de intensidade das apropriações pelos fãs brasileiros e questões relacionadas a gêneros (masculinidades e feminilidades) e sexualidades que pautam a forma como os fãs produzem e comentam o conteúdo midiático sobre seus ídolos.
Palavras-chave: Fandoms Transculturais, Shipping, K-POP, Facebook.
Revista Vozes e Diálogo, v. 15, n. 1, 2016.
A Cultura Digital e o Fã-Ativismo: um estudo de caso dos fã-sites Oh Sehun Brazil e 5SOS Brasil
Luiza Clara Falcão Fruet (Isadora Carolina Crespo Pereira, Sylvia Manuela Rocha Pinho e Alfredo Sotero Alves Rodrigues)
Resumo: No presente trabalho serão estudados os casos dos fã-sites Oh Sehun Brazil e 5SOS Brasil, com o objetivo de justificar a relevância de se compreender a motivação por trás do fandom como um dos principais produtores de conteúdo no cenário digital atual.
Palavras-chave: ativismo; fã; fã-ativismo; fã-site; motivação.
Intercom, 2018
Relações públicas e cultura de fãs: Estudo do comportamento dos fãs brasileiros de k-pop na internet (Letícia Ferreira da Silva e Marcus Vinícius de Jesus Bonfim)
Resumo: As Relações Públicas são uma atividade profissional e teórica centrada no sistema organização-públicos por meio da gestão da comunicação e relacionamentos. Considerando que o advento das tecnologias de internet e mídias sociais digitais causaram uma grande mudança na vida das pessoas, ou seja, dos públicos, é necessário que os profissionais dessa atividade estejam a par com tais transformações, pois a partir da compreensão que seus projetos poderão ser efetuados de maneira eficaz. Nesse sentido, este trabalho propõe o entendimento do comportamento ativo do público digital, que surgiu em consequência às novas tecnologias de comunicação, baseado no estudo da comunidade de fãs brasileiros de música pop sul-coreana, o k-pop. Entende-se que, a partir do estudo de grupos participativos por natureza uma maior compreensão do público contemporâneo pode ser alcançada, como o entendimento de que este público está a construir seus próprios espaços por meio da internet, utilizando plataformas já existentes para habitar e conviver conforme seu próprio conjunto de regras e costumes, sem grande interferência de terceiros.
Palavras-chave: Relações Públicas. Internet. Mídias Sociais Digitais. Cultura de Fãs. K--pop.
Revista Leopoldianum, a. 44, n. 123, 2018.
Querido Bernardo: Adaptação de fanfictions como tendência para o mercado editorial (Daniele Cristina Fernandes)
Resumo: Este trabalho busca exemplificar como as fanfictions, histórias independentes feitas de fãs para fãs sem fins lucrativos, podem ser transformadas e gerar projetos editoriais com valor de mercado. Para isto, será abordado um breve histórico das fanfictions e sua dimensão popular e global; discussões sobre legalidade; projetos já existentes de produções de livros de fanfics e cases de adaptações de sucesso mundial. Como projeto prático, será produzida uma edição independente da adaptação da fanfic “Querido Kyungsoo”, de Paloma Ortega.
Palavras-chave: fanfiction, mercado editorial, literatura jovem, literatura LGBT.
Trabalho de Conclusão de Curso, 2019
Reino encantado de consumidores: O engajamento dos fandoms em comportamentos de patronagem como forma de apoio ao ídolo (Francielle Vitcoski Santos)
Resumo: Na área de marketing, o comportamento de patronagem tem sido investigado majoritariamente sob o ponto de vista do varejo, envolvendo ações de consumo que indicam preferência, como escolha de loja e frequência de visita. Apenas recentemente o termo começou a ser associado aos fandoms (fan kingdoms ou reinos de fãs), referindo-se às ações patronais executadas por fãs, como financiamentos coletivos. Contudo, ainda não foram investigados e discutidos, sob a ótica da Teoria da Identidade Social, os aspectos relacionais que podem contribuir para o comportamento de patronagem dentro destas subculturas de consumo. Em fandoms de música pop coreana (K-pop), por exemplo, as ações de suporte ao ídolo, como apoio financeiro e de imagem, podem ser consideradas como formas de patronagem. Sendo assim, este trabalho de natureza exploratória procura compreender este comportamento dentro dos fandoms sob o ponto de vista da Teoria da Identidade Social. Para tal, foi realizada uma observação participante em dois eventos relacionados a K-pop na cidade de Porto Alegre, onde foram feitas entrevistas etnográficas com participantes de fandoms de K-pop. Também foi feito o acompanhamento netnográfico de menções de uma hashtag relacionada a um show de K-pop no Brasil. Por fim, pessoas que se consideram membros de fandoms de K-pop foram entrevistadas em profundidade. Os resultados permitem entender alguns aspectos preponderantes que levam estes fãs a desempenharem ações de patronagem. A sensação vicária da vitória ou derrota do fandom em relação a outros fandoms parece ser um dos principais geradores do engajamento em atividades patronais. Em situações de competitividade com outros fandoms, os fãs utilizam ações de patronagem como forma de assegurar a defesa do grupo e, consequentemente, de si mesmos enquanto membros. Da mesma forma, as relações sociais do fã (com outros fãs, com o fandom e com o seu ídolo), se tornam potencializadores da intenção de proteger a existência do grupo por meio do suporte ao elemento central do fandom. Além disso, a reciprocidade existente nessas três relações também influencia os fãs a participarem de atividades patronais. A análise permitiu identificar que, para estas pessoas, agir de forma patronal funciona também como um reforço de sua autoimagem, demonstrando a presença da incorporação e representação das cognições do grupo em sua identidade social.
Palavras-chave: Identidade Social. Patronagem. Comunidades de fãs. Fandoms. K-pop.
Dissertação, 2019
in english
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Reshaped, reconnected and redefined: Media portrayals of Korean pop idol fandom in Korea (Ju Oak Kim)
Resumo: This article examines how Korean pop (K-pop) idol fans develop their public image through the construction of participatory culture. K-pop idol fans, mostly teenaged girls, have long-provoked criticism in Korean society due to their fanatic behaviours. In the late 2000s, however, the transnational popularity of K-pop idol groups encouraged the public to reconsider the negative stereotype of K-pop idol fandom. This social atmosphere is indebted to news journalism, which sheds light on the contribution of fan communities in the K-pop music industry. Donation activities are one of the main items that journalists focus on in covering idol fan communities. Through an analysis of news articles, this article argues that Korean idol fandom strategically employs donation activities in order to reshape stereotypes about idol fandom, reconnect with the public and redefine the notion of idol fandom in Korean society.
Palavras-chave: Korean pop, K-pop idol fandom, participatory culture, donation activities, journalism, stereotypes.
The Journal of Fandom Studies, v. 3, n. 1, 2015.
Disidentifying with Fan Culture Narratives: A Case Study on EXO Anti-fans in K-pop Fandom in the Digital Era (Robert Beers)
Resumo: There are radicals in every spectrum. In the world of South Korean popular music fandom, or K-pop, the radicals are those who are overly obsessed and those who are abhorred. Like in any fandom, there are lots of fans who love their Korean idols and support them. Then there is a small group of people who cause distress and even harm them. In the world of K-pop fandom these people are powerful presences. They are the sasaeng 사생팬 fan and the anti-fan.
Palavras-chave: fans, antifans, kpop, exo, korea, pop music, fan culture.
Master thesis, 2015.
The Analysis of Korean Entertainment Companies' Business Strategy in The Greater China from the view of Value Chain —Exemplified by S. M. Entertainment and EXO (Yuanchao Liu)
Resumo: Under the background of globalization and digital convergence, the media integration and industrial transformation are the new outlets for the entertainment industry in the wave of future. With its extraordinary integration of upstream and downstream industries, S.M.Entertainment from Korea has become one of the most representative and indicative entertainment companies in today's Asian entertainment industry, a model of cross cutting and diversified development. This research uses the structure of value chain theory as basis and categorizes the activities of corporation value through the marketing behavior and strategy implementation of SME. Furthermore, it provides in-depth analysis of business empire of SME in terms of operation of overseas business strategy and establishment of brand image. The research takes top male group EXO created by the leading representative of K-POP S.M.Entertainment as example to determine the best approach for the global expansion of new infotainment media industry in the context of industry convergence. The primary methodology includes secondary data analysis and case study focusing on four aspects as research framework including early-stage preparation, content production, research and marketing, and value recovery. In the case study, SME firstly establish its unique and thorough work flow and operating system, and concentrate on New Culture Technology's globalization strategy. In addition, SME has huge investment in every stage of cultural commodity production to continuously improve the quality of content meanwhile utilizing new digital technology to strengthen their competitiveness in Asia and the global market. During the ongoing fight of SME for Chinese market share, the researcher who based on the cross-strait hopes the insight of SME research can deliver the unique strategies of SME on local basis to the workers in the field of the Greater China entertainment industry.
Palavras-chave: K-POP, Value Chain, SME, Overseas Strategy, Brand Management.
Proceedings of the 2018 International Conference on Economics, Business, Management and Corporate Social Responsibility (EBMCSR 2018)
“At War for OPPA and Identity”: Competitive Performativity among Korean-Pop Fandoms (Brittany Tinaliga)
Resumo: Literature surrounding K-Pop is mostly focused on the reactionary, participatory, promotional, consumer and identity-forming roles of the Korean-Pop fandom. However, this research sheds a light on the dark side of the K-Pop fandom and the structures that sustain it: namely toxic practices and values. The study determines what practices and beliefs are at the core of competitive performativity and subsequently toxic fan conduct among international Korean-Pop fans and whether fans engage in reflexivity regarding these practices. To address this gap, this study incorporates a multi-methods approach, including CDA analysis, online corpus analysis, qualitative and quantitative data. The results reveal that competitive performativity among international K-Pop fans (1) reinforces loyalty towards and promotes chosen idols and fandom (2) combats non-/fans conceptions of their fandom/idols and (3) is a performance and simultaneously reflexive act (through self-policing) as they negotiate their “good, authentic” fan identity, given the belief that the idol, fandom, and company they support reflects on their own values, morals, image, and lifestyle. The most loyal K-Pop fans are truly an invaluable asset for these idols given the fans’ intense willingness to support their music and defend their positive image. On the other hand, the most loyal K-Pop fans can also be a problem for an idol or fandom’s public persona especially when this support warps into toxic competitiveness. Fortunately, for the idols, fans, and the global community, fans have banded together and proven they are capable of not only enacting change in the K-Pop realm but of also making a positive impact in the world.
Master's project/capstone, 2018.
Palavras-chave: Korean pop culture, fandom, reflexivity, competitive performativity, identity.