Este post é fruto de reflexões das aulas da disciplina Literatura e mercado editorial, oferecida no segundo semestre de 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar
Paremos para pensar por um momento: todo grupo de k-pop, seja ele feminino ou masculino, grupo ou banda, passa anos (em muitos casos, vários anos) sendo preparado e treinado, no que se costumou chamar de porões das agências, para poder debutar e seus integrantes finalmente se tornarem idols queridos por centenas e ou milhares de pessoas. Bem, esta é, praticamente, a descrição do que é um objeto editorial – alguma coisa que é preparada para uma vida pública, para ser “compartilhado” publicamente. Então, posso considerar um grupo de k-pop um objeto editorial? Me parece que sim. Vejamos mais de perto neste texto.
Vamos manter em mente que entendo um objeto editorial como um objeto que é preparado para uma "vida" pública e que tem, necessariamente, três pontos que nos possibilitam sua identificação, sendo eles a interlocução (para quem é, qual é o interlocutor projetado – neste caso, qual o público projetado); a inscrição material (como ele se materializa, como é apresentado ao público); e a circulação (por onde/quais lugares ele circula). Tomemos, assim, o grupo sino-coreano EXO (no texto anterior avisei que sempre falaria deles, lembra?) como exemplo.
Com doze membros, o EXO debutou em 8 de abril de 2012 sob a tutela da SM Entertainment – a SM foi criada por Lee Soo-Man em fevereiro de 1995 e desenvolveu um sistema interno de produção de artistas, começando com os grupos H.O.T. em 1996, S.E.S. em 1997, Shinhwa em 1998, a dupla de R&B Fly to the Sky em 1999, e a solista BoA em 2000. Mas antes de falar de seu debut, me interessa falar do que aconteceu antes – do processo de “preparação do grupo para sua vida pública”.
Antes da estreia do grupo, os integrantes passaram por um treinamento sistemático na S.M. Entertainment – o líder do grupo, Suho (Kim Junmyeon), foi o primeiro integrante a entrar na agência e passou sete anos como trainee, os demais integrantes se juntaram à agência com o passar dos anos. Todos eles tiveram uma rotina exaustiva de treinos e ensaios (o que se mantém mesmo depois do debut). Vou falar um pouco sobre o período pré-debut de cada um dos integrantes daqui a pouco, mas primeiro preciso deixar claro que mesmo antes de debutar, um aspirante a artista assina um contrato com uma empresa para ser seu trainee.
As empresas da Coreia do Sul são conhecidas por criarem seus próprios talentos e selecionar o conceito, imagem e visão musical de cada artista. Este processo, geralmente, envolve um treinamento rigoroso para criar um idol ideal (em termos de corpo, personalidade e comportamento) que os fãs irão “venerar” e se espelhar (e, em muitos casos, também tratar como um produto – mas isso fica para outro momento).
Além de frequentar a escola, os trainees vivem nos dormitórios das agências, dividindo quartos e cotidiano com outros trainees – que se tornam seus amigos, mas também rivais. Esses jovens são submetidos a treinos diários durante o dia inteiro, até altas horas da noite, que incluem aulas de canto, dança e atuação, bem como aulas de educação física e inspeções de rotina de peso e controle diário da dieta – os trainees que não são sul-coreanos e não sabem falar coreano também fazem cursos do idioma. Vejamos um resumo do tempo como trainee dos integrantes atuais do EXO, um a um, para podermos continuar esta reflexão.
Kim Jong-In (KAI)
Kai juntou-se a SM Entertainment em 2007, com treze anos, depois de vencer o 10th S.M. Youth Best Contest. Viveu em um dormitório com outros trainees da SM e recebeu aulas de canto, dança e atuação. Participou do clipe da música "HaHaHa Song" do TVXQ em 2008, junto com Suho e Chanyeol. Desenvolveu seu conhecimento técnico de hip hop, popping e locking depois de entrar na SM Entertainment e se graduou na Escola de Artes Dramáticas de Seul em fevereiro de 2012. Jongin foi o primeiro membro do EXO a ser formalmente apresentado ao público em 23 de dezembro de 2011, sob o nome artístico Kai.
Kim Jong-dae (CHEN)
Juntou-se a SM Entertainment no início de 2011, aos 18 anos, após uma audição no S.M. Casting System. Após quatro meses como trainee, Chen foi formalmente apresentado como membro do EXO em 29 de dezembro de 2011. Em 2017 foi aprovado na Universidade Hanyang Cyber de Seul para completar seu MBA em Publicidade e Mídias.
Oh Se-hun
Foi descoberto por um agente de talentos quando tinha 12 anos de idade e entrou na SM Entertainment no SM Casting System em 2008. Em 2012, juntamente com Baekhyun, Chanyeol e Kai, apareceu no vídeo da música "Twinkle" do Girls' Generation-TTS. Em 17 de agosto de 2012 se apresentou como dançarino com a BoA, sua companheira de gravadora, no Music Bank durante a música "Only One". Foi apresentado como membro do EXO em 10 de janeiro de 2012.
Zhang Yixing (LAY)
Yixing estreou no showbiz como uma estrela infantil aos seis anos no drama chinês We The People em 1998. Fez o teste para a agência sul-coreana SM Entertainment em 2008, após uma audição bem-sucedida no sistema de fundição global da empresa em Changsha, sua cidade-natal. Na época das audições, tinha 16 anos e estava estudando para seus exames de admissão da faculdade. Foi colocado em um dormitório com outros trainees da SM na Coreia do Sul e foi treinado na área de canto, dança e atuação. De dezembro de 2010 a novembro de 2011, trabalhou ao lado do grupo SHINee em sua turnê como dançarino substituto de Jonghyun, sendo frequentemente referido como o sexto membro do grupo. Yixing foi formalmente introduzido como membro do EXO em 17 de janeiro de 2012, utilizando o nome artístico Lay.
Byun Baek-hyun
Baekhyun começou a treinar para ser um cantor quando tinha 11 anos. Frequentou a Jungwon High School em Bucheon, onde foi o vocalista da banda "Honsusangtae" e ganhou um prêmio em um festival de música local. Fez aulas de piano com Kim Hyun-woo, membro da banda de rock DickPunks. Além de atividades musicais, treinou Hapkido, atingindo a faixa preta. Baekhyun foi descoberto por um agente da SM Entertainment enquanto estudava para os exames de admissão para o Seoul Institute of the Arts e se juntou à agência pelo S.M. Casting System em 2011. Em 2012 ingressou na Kyung Hee Cyber University recebendo aulas on-line no Departamento de Cultura e Administração de Artes. Foi apresentado como membro do EXO em 30 de janeiro de 2012.
Do Kyung-soo (D.O.)
Em 2010, depois de vencer um festival de canto, foi recrutado por um agente da SM Entertainment, que lhe recomendou fazer uma audição para a agência. Se tornou um trainee da SM durante os últimos dois anos do ensino médio. D.O. foi formalmente apresentado como membro do EXO em 30 de janeiro de 2012.
Kim Min-seok (XIUMIN)
Em 2008, Minseok conquistou o segundo lugar no "Everysing Contest" da S.M. Entertainment. Estudou na Catholic Kwandong University, onde ele participou de um seminário e fez uma apresentação para os estudantes em Música Aplicada – ele também estudou na mesma escola do Dongwoo do INFINITE. Aprendeu artes marciais e possui faixa preta em Kendo e Taekwondo, além de também ter treinado Wushu e Esgrima. Xiumin foi revelado como integrante do EXO em janeiro de 2012.
Kim Jun-myeon (SUHO)
Tornou-se trainee da SM Entertainment no S.M. Casting System de 2006, quando tinha 16 anos, depois de ser descoberto nas ruas por um manager de casting da SM. Em julho de 2007 apareceu como um personagem de apoio no filme do Super Junior, Attack on the Pin-Up Boys. Em 2008 participou do clipe de "HaHaHa Song" do TVXQ. Em 2009 começou a frequentar a Universidade Nacional de Artes da Coreia, no entanto, interrompeu o curso em 2011 e continuou seu ensino na Kyung Hee Cyber University, onde teve aulas no Departamento de Cultura e Arte da Administração de Empresas. Suho foi apresentado como membro do grupo EXO em 15 de fevereiro de 2012.
Park Chan-yeol
No primeiro ano do ensino médio, Chanyeol formou uma banda com seus melhores amigos, a Heavy Noise, tendo tocado nela durante três anos. Com dezesseis anos foi aceito em uma universidade privada de atuação. No mesmo ano alcançou a segunda posição Smart Model Contest e tornou-se trainee da S.M. Entertainment. Em 2008 participou do clipe de "HaHaHa Song" do grupo TVXQ. Em 2009 participou da versão japonesa do clipe de "Genie” do grupo Girls' Generation. Foi um estudante com especialização em Cultura e Gestão da Arte na Kyung Hee do Cyber University. Em 22 de fevereiro de 2012, Chanyeol foi oficialmente introduzido como um dos integrantes do EXO.
Bem, se tempo de trainee é o momento de preparação, modelação, refinamento dos artistas para se tornarem idols e serem apresentados ao público, as definições de sua interlocução, inscrição material e circulação são determinadas e escolhidas de acordo com o conceito e as tendências do mercado que o grupo seguirá – e tudo isso é levado em conta quando a empresa começa a planejar a estreia de seu próximo grupo. Vejamos um pouco mais da história do EXO para que eu possa apontar para você esses três pontos.
Em janeiro de 2011, o fundador da S.M. Entertainment, Lee Soo-man, anunciou que debutaria um novo grupo masculino em março ou abril do mesmo ano. Em maio, Soo-man falou sobre o grupo em um seminário empresarial da Hallyu realizado na Universidade de Stanford, explicando sua estratégia de separá-lo em dois subgrupos, M1 e M2, que promoveriam as mesmas músicas na Coreia do Sul e na China, em coreano e mandarim. Ele planejava estreá-lo em maio de 2011, porém, a estreia foi adiada para 2012.
Em dezembro de 2011 o grupo foi oficialmente apresentado como EXO — nome retirado de exoplanet, termo que se refere à planetas fora do Sistema Solar e que se relaciona com o conceito do grupo, apresentado na introdução do clipe de MAMA, garotos que vieram de outro planeta e que possuem poderes especiais — com o nome EXO-K para o subgrupo sul-coreano e EXO-M para o subgrupo chinês. Os doze membros da formação original (Xiumin, Suho, D.O., Chen, Chanyeol, Lay, Baekhyun, Tao, Kris, Luhan, Kai e Sehun) foram introduzidos individualmente em vinte e três teasers lançados de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012. Kai, Luhan, Tao e Chen foram os primeiros membros a serem apresentados no evento da SBS Gayo Daejun em 29 de dezembro de 2011.
Em 30 de janeiro de 2012, os subgrupos lançaram "What Is Love" (em coreano e mandarim), seus primeiros singles promocionais. Em 9 de março, foi lançado o single promocional "History”. O show de estreia do grupo foi realizado no Estádio Olímpico de Seul em 31 de março, cem dias após o lançamento de seu primeiro teaser em 21 de dezembro de 2011 – cerca de três mil pessoas entre oito mil candidatos foram selecionadas para participarem. Um segundo concerto com conferência de imprensa foi realizado no Grande Salão da Universidade de Economia e Negócios Internacionais em Pequim, na China, em 1 de abril de 2012. A estreia oficial dos subgrupos ocorreu em 8 de abril com o lançamento do single "MAMA" do EP homônimo. EXO-K realizou sua apresentação de estreia na Coreia, no programa musical Inkigayo, enquanto o EXO-M a realizou na China, na décima segunda edição do Yinyue Fengyun Bang Awards.
Atualmente, o EXO é composto por nove membros: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, e Sehun. Sua formação original também incluía Luhan, Kris e Tao, que saíram após abrirem processos contra a S.M. Entertainment. Descrito como "a maior boyband do mundo" pela Dazed e Vogue, é o grupo com o maior número de Daesangs (prêmios) da história.
Depois desta breve descrição, fica mais fácil identificar sua interlocução – o público, interlocutor projetado –, inscrição material – como é apresentado a esse interlocutor projetado – e circulação – por onde circula.
Seu interlocutor projetado abrange os consumidores de música pop coreana (principalmente a parte feminina desses consumidores), como os que participam dos shows de outros grupos masculinos (como TVXQ, Super Junior e SHINee) e femininos (como o Girls Generation). Também foi por isso que os integrantes do grupo fizeram participações em clipes e programas especiais dos outros grupos da SM. Sua inscrição material, ou seja, como se mostra ao público, envolve os figurinos trabalhados de acordo com o conceito do debut, as maquiagens destacando as feições de cada integrante, os penteados de cada um, mas também seu tipo físico e as dietas e exercícios que são feitos para moldar o corpo. Finalmente, sua circulação envolve os clipes feitos antes do debut, as apresentações de pré-debut, os programas participados durante o debut, mas também os diversos vídeos promocionais espalhados em diversas lojas e outdoors pelas cidades sul-coreanas, os artigos no Naver (uma espécie de Google sul-coreana), e todos os lugares que alcançaram o público que se tornou parte de seu fandom.
Nisto também podemos falar em espaço associado e canônico do EXO. Segundo Maingueneau (2006), o espaço canônico é o material que pode ser entendido como primeiro, a fonte, o material linguístico que será retomado diversas vezes e o espaço associado, todas as retomadas do material original, ou seja, o que é produzido sobre ou a partir dele – artigos de revista, fancams, fanarts, fanfics, photoshoots, fansites etc. O espaço associado pode variar de acordo com o espaço canônico e um “se alimenta” do outro, ainda que não tenham a mesma natureza. Além disso, a fronteira entre um e outro é impossível de se definir porque é renegociada a cada posicionamento.
“O ‘espaço associado’ não é um espaço contingente que se somaria a partir de fora ao espaço canônico: os espaços canônico e associado alimentam-se um do outro, sem contudo possuir a mesma natureza. Esse duplo espaço se mostra a si mesmo no conjunto mais amplo de marcas deixadas pelo autor, o que inclui também os cadernos escolares, a correspondência amorosa, cartas dirigidas à administração e etc. (Mangueneau, 2006, p. 144).
Quando nos voltamos ao EXO, podemos dizer que seu “conteúdo” principal (o que será retomado e por isso consideramos como espaço canônico), são suas músicas, clipes e álbuns, mas o grupo só é bem-sucedido (como a quantidade de Daesangs e sua popularidade no país indicam) porque é lembrado não só pelos fãs (porque, em tese, esse é o “trabalho” deles), mas pelo público em geral, o que só é alcançado com aparições em programas de rádio, de entretenimento televisivo (como Knowing Brothers), com reality shows (como o Travel The World on EXO's Ladder), participação em dramas (as “novelas” sul-coreanas), como EXO Next Door, 100 days my prince e Memories of Alhambra, peças teatrais e filmes, participação em trilhas sonoras de dramas e nos mais diversos anúncios publicitários que formam seu espaço associado. É nessa conjugação de espaço canônico e associado que um grupo de kpop se torna, finalmente, um grupo de idols.
Imagens deste texto:
SM Entertainment – EXO-K Weibo
SM Entertainment – 130728 EXO-M Weibo
Texto deste texto:
Maingueneau, Dominique. Discurso literário. Tradução de Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.
Links deste texto:
postado em 20 de setembro de 2020.
Postar um comentário
Muito obrigada por passar por aqui!