Imagem: Prudence Earl via Unsplash
setembro é o meu mês preferido, não só por ser o mês em que nasci, mas porque é o mês em que o frio e o calor ficam num meio-do-caminho que me permite usar short e moletom juntos, sem morrer de calor nem passar frio. ou pelo menos costumava ser assim, neste ano foi esquisito. mas não vou falar sobre isso hoje. vou falar de plantas.
você já plantou alguma coisa?
lembro que quando estava na quarta série (agora quinto ano), a escola em que estudava colocou todas as turmas para plantar trepadeiras nos muros que rodeavam o quarteirão da escola (elas cresceram e os muros ficaram bem bonitos); uns anos depois plantei alguma árvore frutífera na horta de uma outra escola em que estudei. mas não acompanhei o crescimento de nenhuma delas. no mês passado, minha mãe e eu resolvemos plantar uns grãos de milho (de pipoca) nuns vazinhos para a petit parar de comer a grama do jardim (que não faz bem para a digestão dela e tudo mais) e fiquei fascinada com a rapidez com que as mudinhas cresceram. num dia não tinha nada e no outro os brotinhos apareceram, com um pouco de sol e água eles cresceram um pouco mais e aí as folhas começaram a se desenvolver e depois os vasinhos viraram pequenas moitas.
todo o cuidado que tive com elas (regar, escolher o melhor lugar para que elas pudessem pegar sol etc.) foi como uma brisa de ar fresco no meu dia a dia. cuidar dos vasinhos não era uma obrigação, era um divertimento. e agora quero plantar mil coisas, alguém precisa me segurar. e de alguma forma isso me fez desestressar de uma maneira completamente diferente — eu ainda estou processando essa virada de chave na minha cabeça, então não vou entrar nisso. acho que o meu ponto aqui é: as plantas têm seu próprio tempo, elas brotam na hora certa e se desenvolvem e crescem sem pressa, sem pressão. acontece quando tem que acontecer e pronto. eu queria que mais coisas na minha vida fossem assim, mas um dia de cada vez.
a petit finalmente passou do estágio de fingir que mordiscava as folhinhas e agora está mordendo e mastigando de verdade — e isso me deixou feliz demais.
— spyxfamily volta no mês que vem, então acho que vou fazer um texto diferente na próxima vez.
coisas que gostei neste mês
3. rebel library, biblioteca on-line de literatura ecológica e climática;
4. este texto da jane friedman;
bônus
- meu aniversário foi no sábado passado, quer me dar um presente? assista isto aqui. ou me dê um livro.
volto em breve,
mas até lá, se cuide (*˘︶˘*)
Postar um comentário
Muito obrigada por passar por aqui!